Lenda da Iara
19/07/2021Bem estar mental
Esta parte do projeto miramera é destinado a ajudar as crianças a desenvolverem o bem estar mental. Levando fatos das lendas folclóricas brasileira. Desta vez será a LENDA DA IARA.
Folclore brasileiro Lenda da IARA
A lenda da Iara foi criada pelo povo tupi-guarani. Iara é uma linda serei, personagem do folclore brasileiro com influencia europeia. A lenda da Iara é conhecida em todo o território brasileiro e conforme a localização suas características vão mudando. Outro exemplo também de mudança é na religião. Para o candomblé apos a transformação da índia Iara para a sereia Iara, a sereia Iara é a atribuída ao orixá de origem africana: Iemanjá, que é como se fosse uma “mãe protetora dos pescadores”, protegendo-os dos perigos do mar.
A lenda da Iara foi uma história desenvolvida pelos povos indígenas da região norte do país, em especial da Amazônia. Iara significa “aquela que mora nas águas”, uma sereia de beleza encantadora, cabelos longos, pretos e olhos castanhos.
Lenda da Iara
A Iara era uma linda índia filha do pajé.
Ela era uma forte guerreira, em todas as lutas ela vencia, ate mesmo dos homens. Seu pai sentia muito orgulho de ter Iara como sua filha e falava com muita alegria para todos que ele tinha a melhor filha do mundo.
Os irmãos de Iara iniciaram ficar com muita inveja dela, e então eles ficaram muitos bravos com Iara, porque eles pensavam que os pais deles gostava mais de Iara do que deles. E eles também queriam ser iguais a ela.
Eles queriam ser bons nas lutas como ela era. Certo dia quando Iara estava bem tranquila na sua toca. Seus irmão maus entraram na sua toca e atacaram a Iara, eles lutaram com tanta raiva que eles queriam matar ela.
Mais Iara era muito rápido como um leão. e lutou bravamente contra eles e para se defender ela acabou matando todos eles. Iara amava muito seu pai e ficou com medo dele ficar bravo com ela , então ela fugiu para bem longe.
Quando seu pai ficou sabendo do que tinha acontecido. Ele ficou muito bravo com Iara.Então ele reuniu vários homens e entraram dentro da floresta procurando a Iara. Ela corria muito se escondendo deles.
Mais eles conseguiram pegar ela. Eles prenderam ela e levaram para um lugar muito longe da tribo deles. Eles jogaram ela entre os rios Negro e Solimões. Tadinha da Iara ela sofreu muito, mais os peixinhos salvaram ela da profundezas das águas. Ai naquela noite de lua cheia ela se transformou em uma linda SEREIA IARA, sendo metade mulher e metade peixe, e ficou conhecida como mãe d’água, porque ela cuida cuida de todos os bichinhos das águas.
Mais qualquer homem que passar perto do lugar que ela esta eles ficam encantados com sua voz magnifica e sua beleza radiante. Ela hipnotiza os homens com sua linda canção e os leva para o fundo das águas e esses homens nunca mais voltam de la.
Assista ao vídeo e divirta-se com a lenda em desenho.
I was pretty pleased to discover this great site. I need to to thank you for your time for this particularly fantastic read!! I definitely appreciated every part of it and I have you book marked to see new stuff on your blog.